AIPEX divulga Janela Única do Investimento no Moxico
A Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), apresentou, segunda-feira , no Luena (Moxico), o programa “Janela Única do Investimento (JUI)”, um mecanismo de facilitação do investimento.
Ao falar à Imprensa, após um seminário sobre a divulgação deste documento, o administrador Executivo da AIPEX, José Chijamba, sustentou, por meio do JUI se pretende centralizar as operações inerentes à realização do investimento privado, facilitando os investidores a terem acesso aos serviços necessários para a implementação dos projectos, de forma desburocratizada.
Com este programa, continuou, a AIPEX vai apoiar, por meio do JUI, a identificação do local para a implementação do projecto e respectivo processo de legalização, atribuição de licenças de exploração e outra documentação útil.
Conforme o responsável, nesta altura, decorre a fase de divulgação da Janela Única do Investimento nas 18 províncias do país, tendo já passado pelas províncias de Namibe, Huíla e posteriormente na Lunda Norte, Lunda Sul e outras regiões do país.
Na ocasião, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE), Osvaldo Dias, destacou a importância deste programa, afirmando que poderá incentivar a presença de vários investidores numa província, que considera estratégica do ponto de vista do investimento, por ser a porta de entrada e saída de mercadorias provenientes da República Democrática do Congo (RDC) e da República da Zâmbia.
Recorde-se que o JUI, aprovado em 2020, pelo Conselho de Ministros, visa, entre outras medidas, concentrar todas as operações de legalização e tramitação de documentos dos empresários nacionais e estrangeiros na AIPEX para tornar o processo de criação de empresas e implementação de projectos de investimentos mais fácil.