Programa de Assistência a Microempreendedores Financia 220 Iniciativas

O Programa de Apoio ao Micro Empreendedorismo (PAME) tem desempenhado um papel crucial no financiamento de pequenas empresas em Angola, com um total de 220 projetos financiados num valor de 332 milhões de Kwanzas.

O PAME, com 16 meses de operação desde o seu lançamento, tem se provado um modelo efetivo de financiamento para startups, sendo um dos poucos programas com resultados tangíveis em todo o país, de acordo com um comunicado de imprensa enviado ao JA Online.

Até o final de junho de 2023, o PAME registrou uma taxa de reembolso de 74% do total financiado, em linha com as expectativas, considerando que o programa está previsto para ser concluído em março de 2024 e ainda há reembolsos pendentes.

Um dos principais objetivos do programa é simplificar o processo de formalização das iniciativas, e atualmente, 65% das iniciativas estão devidamente formalizadas. Este é um passo crucial, pois não só aumenta a base tributária do estado e oferece mais proteção aos trabalhadores por meio da segurança social, mas também facilita o acesso a outros serviços e recursos para essas iniciativas.

Importante notar que, conforme os clientes vão pagando seus financiamentos, são graduados para os produtos tradicionais do KixiCrédito, o que significa acesso ao microcrédito de até sete milhões de Kwanzas, sendo a formalização crucial neste processo.

O PAME foi estabelecido com o objetivo de criar e promover iniciativas de geração de renda lideradas por jovens angolanos, promovendo o autoemprego. Financiado pela União Europeia, o programa foi lançado pelo RETFOP (Projeto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional), com o apoio do INEFOP (Instituto Nacional do Emprego e da Formação Profissional), em parceria com a KixiCrédito, como parte da materialização de um produto de Microcrédito voltado para as startups.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content