BNA investe na literacia financeira das populações

O Banco Nacional de Angola leva a cabo, por estes dias, em Mbanza Kongo, província do Zaire, uma campanha de literacia financeira e de abertura de contas bancárias a nível dos mercados e outros locais de maior concentração populacional da cidade.

Segundo o técnico do BNA Manuel Calumba, que falava durante uma palestra de capacitação de líderes de jovens religiosos, estudantes universitários, empresários e comerciantes da região sobre matérias de literacia financeira, disse ser objectivo da campanha familiarizar o público com os instrumentos financeiros à disposição na banca e massificar o uso de cartões multicaixa e dos Terminais de Pagamento Automático (TPA) nas operações de pagamento.

A acção promovida pela delegação do BNA, que atende também a província do Uíge, enquadra-se no programa sobre educação e inclusão financeira.

O outro objectivo do BNA consiste em garantir o triângulo de circulação das notas e moedas metálicas entre a população, bancos comerciais e o próprio banco central.

Temas como, “O Orçamento Pessoal”, “Gestão de Finanças Pessoais e das Famílias”, “Relação com o Dinheiro, “Consumo Consciente e Planeado” bem como a “Circulação de Notas e Moedas Metálicas” estão a ser abordados neste ciclo de palestras.

Manuel Calumba disse que a actividade serve, igualmente, para a recolha de sugestões que possam viabilizar a concretização dos objectivos do BNA.

Por seu turno, os participantes mostraram-se satisfeitos, tendo em conta a pertinência da palestra, que permitiu abrir novos horizontes em matéria da literacia financeira.

Pedro Soares Benjamim, 34 anos, funcionário público, participou na palestra. Disse que o encontro superou as expectativas que trazia sobre literacia financeira, tendo permitido aos participantes uma maior e melhor compreensão dos temas da política cambial, por exemplo.

Já o comerciante Bernardo Sita Vemba mostrou-se preocupado com a escassez de moedas metálicas em circulação por, supostamente, encontrarem-se no circuito de máquinas de jogos de sorte, a nível da cidade de Mbanza Kongo.

O representante do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola no Zaire, Emanuel Oliveira, espera que palestras de género sejam realizadas cada vez mais e que sejam abrangentes para os gestores e agentes bancários, para a resolução de muitas situações constrangedoras vividas pelas populações na região.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content