Aumento de 14% nas Colheitas Anuais em Lunda-Norte
Durante o ano, a Lunda-Norte testemunhou um crescimento significativo nas colheitas, alcançando 2.462 toneladas de produtos agrícolas na campanha de 2023-2024. Este número representa um aumento de 14,5% em relação ao período anterior, que registrou uma produção de 2.150 toneladas. Esses dados foram fornecidos ao Jornal de Angola pelo diretor provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas.
O Governo tem oferecido suporte consistente aos camponeses com meios de produção, conforme destacado por José Mendes. A produção da Campanha Agrícola 2023-2024, que ocorre de Outubro do ano passado a Setembro do ano em curso, inclui cereais, tubérculos, hortícolas e dendém. Além disso, a província iniciou uma experiência piloto na produção de café, recebendo 700 mudas para este fim.
A campanha engajou 224.343 famílias camponesas, trabalhando em mais de 200 mil hectares, um aumento significativo em relação ao período anterior que contava com 195.286 hectares e 116 mil famílias. O diretor provincial informou sobre o apoio institucional fornecido aos produtores para elevar a produção agrícola.
José Mendes enfatizou que assistência técnica está sendo preparada, juntamente com a distribuição de fertilizantes e sementes de milho, arroz, massango, massambala e trigo aos camponeses.
O aumento da produção foi atribuído, além do apoio institucional, à implementação de operações relacionadas ao Plano Nacional de Fomento de Grãos (PLANAGRÃO), uma iniciativa governamental visando a substituição das importações desses produtos amplamente consumidos.
Na Lunda-Norte, está em curso o desenvolvimento da pecuária, com ênfase na criação de suínos para a produção de proteína animal. Este esforço visa melhorar a dieta alimentar e aumentar os rendimentos das famílias produtoras na região.