Crescimento Econômico de Angola Atinge 1,4% no Terceiro Trimestre de 2023
A economia de Angola registrou um crescimento de 1,4% no terceiro trimestre de 2023, comparado com o mesmo período do ano anterior. Este avanço representa uma melhora significativa após um período de estagnação nos três meses anteriores, indicando uma tendência de recuperação e evitando uma recessão no ano passado.
Conforme análises baseadas em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), prevê-se um crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de Angola em 0,8% para o ano de 2023. Este crescimento é esperado que acelere para 2,6% no ano seguinte, impulsionado pelo aumento na produção de petróleo e por investimentos significativos em refinação petrolífera, exploração mineira, energias renováveis e infraestruturas de transportes.
De acordo com informações da agência Lusa, o setor não petrolífero da economia angolana demonstrou uma resiliência notável, crescendo 2,3% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, segundo relatório do departamento africano da Oxford Economics.
Os analistas apontam que, apesar de uma redução na extração de diamantes e na produção petrolífera ter causado um crescimento estagnado no primeiro semestre de 2023, os dados mais recentes indicam uma recuperação nas indústrias extrativas e um contínuo crescimento no setor de comércio, sinalizando um fortalecimento gradual da economia angolana.