Cuanza-Norte Regista Sucesso na Empregabilidade Juvenil no Primeiro Semestre
Durante o primeiro semestre deste ano, mais de dois mil jovens, formados nos centros de formação profissional da província do Cuanza-Norte, garantiram empregos em diversas empresas estatais e privadas. Destacam-se entre os empregadores a barragem de Caculo Cabaça, Irmãos Chaves e a fábrica têxtil Textaf. Esta informação foi divulgada por João Gaspar, chefe de Secção do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) no Cuanza-Norte, durante um seminário em Ndalatando focado na “Formação Profissional como Ferramenta para Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho”.
No evento, foram discutidos temas como a alinhamento da formação profissional com o Plano de Desenvolvimento da Província, a empregabilidade e o empoderamento feminino após a formação. Gaspar salientou a importância do programa Formação Intercalada, que abrange oito municípios da província, excluindo Lucala e Ngonguembo por falta de centros de formação.
Lucas Baltazar, chefe da secção da área de Emprego e Formação Profissional, destacou que, no primeiro semestre de 2023, 2.179 candidatos se inscreveram nos centros de emprego, dos quais 1.734 eram homens e 445 mulheres.
No âmbito do Plano de Acção para Promoção de Empregabilidade (PAPE), 3.266 jovens foram formados em várias especialidades, enquanto 3.383 receberam formação em empreendedorismo, com a emissão de 134 carteiras profissionais. Adicionalmente, foram distribuídos 2.119 kits profissionais para fomentar o auto-emprego.
No que diz respeito ao microcrédito, foram concedidos 258 financiamentos bancários, resultando na criação de 774 postos de trabalho. Além disso, foram realizados estágios profissionais remunerados em empresas notáveis, como ENDE e EKA, com um investimento de 16 milhões de kwanzas.