Angola Pretende Manter Produção de Petróleo Estável até 2024
Angola tem planos de manter sua produção de petróleo bruto estável em 1,1 milhão de barris por dia (bpd) até 2024, conforme informado por Belarmino Chitangueleca, diretor executivo da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG). A declaração foi dada durante uma entrevista à Reuters.
Chitangueleca também mencionou que Angola anunciará os vencedores da última rodada de licitações para exploração de petróleo “onshore” até março de 2024. Esta é uma parte significativa dos esforços contínuos do país para sustentar e potencialmente expandir sua produção de petróleo e gás.
Além disso, o diretor da ANPG revelou planos para a instalação de um segundo “comboio” para o processamento de Gás Natural Liquefeito (GNL). Este sistema adicional permitirá que o país processe e converta gás natural em líquido super-resfriado, preparando-o para exportação. Embora Chitangueleca esteja confiante de que haverá gás suficiente para justificar essa expansão, ele não forneceu um cronograma específico para a realização deste projeto.
“Estamos certos de que temos gás suficiente para justificar a adição de um segundo comboio”, afirmou, sinalizando otimismo quanto ao potencial de recursos de gás natural de Angola. “Vamos aproveitar esta oportunidade”, acrescentou, enfatizando a determinação do país em capitalizar sobre seus recursos naturais.