Ministério das Finanças de Angola Lança Portal Eletrônico Reformulado
O Ministério das Finanças de Angola introduziu uma versão renovada do seu portal eletrônico, visando oferecer um sistema mais integrado e um ponto de acesso unificado para serviços e informações relacionadas às finanças públicas do país. Adebayo Vunge, diretor do Gabinete de Comunicação do Ministério, anunciou a reformulação durante um evento em Luanda.
Nomeado “Minfin Conecta”, o novo portal tem como objetivo combinar uma variedade de serviços que estavam anteriormente dispersos em vários portais, incluindo aqueles administrados pela Unidade de Gestão da Dívida Pública (UGD), Administração Geral Tributária (AGT), e Fundo de Fomento Habitacional, além de informações já presentes no portal antigo.
Embora não haja uma data definida para a desativação dos portais existentes, o “Minfin Conecta” é projetado com um foco no contribuinte, proporcionando uma plataforma onde os usuários podem realizar operações relacionadas aos portais do Investidor, do Munícipe e de Contratação Pública de maneira mais simplificada.
Vunge destacou que o site reformulado inclui novas funcionalidades para facilitar a localização de serviços e produtos, além de fornecer informações importantes e indicadores macrofiscais. O portal também foi desenvolvido para reduzir custos com investimentos tecnológicos e minimizar a redundância de projetos e informações, aumentando assim a eficácia das aplicações disponíveis.
Entre as inovações introduzidas, os proprietários de imóveis em qualquer parte do país agora podem consultar informações sobre seus imóveis online, incluindo detalhes sobre pagamentos pendentes e já realizados.
Além disso, o portal oferece um novo recurso para denúncias públicas, permitindo que os cidadãos relatem irregularidades cometidas por agentes públicos, incluindo aqueles associados às finanças públicas. As denúncias, que podem ser feitas de forma identificada ou anônima, abrangem várias categorias, incluindo agressão, abusos, corrupção e fraude. Para denúncias anônimas, o sistema foi configurado para preservar a identidade do denunciante, garantindo um processo seguro para os usuários.