Projetos Produtivos no Bié Recebem 153 Mil Milhões de Kwanzas
O governo angolano disponibilizou cento e cinquenta e três mil milhões de kwanzas para financiar a produção de alimentos e proteína animal na província do Bié. Esta iniciativa tem como objetivo combater a fome e a pobreza entre as famílias e faz parte das medidas para estimular a economia e promover o potencial agrícola.
Durante uma apresentação aos empresários na Câmara de Comércio e Agropecuária do Bié, a vice-governadora para o setor político, social e econômico, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, fez um apelo à classe empresarial para que adira ao financiamento. Ela enfatizou que o cenário macroeconômico em Angola, especialmente na região, é desafiador e exige que os empresários empreendam visando a diversificação da economia.
O setor agropecuário na província enfrenta vários desafios, incluindo o acesso limitado ao financiamento para aquisição de insumos e as mudanças climáticas que afetam o rendimento da produção. Os financiamentos por meio de programas do governo, como FADA, PAC, FACRA, BDA e outros, têm como objetivo aumentar a produtividade para combater a fome e a pobreza nas famílias.
O gerente do banco BAI no Bié, Carlos Tomás, informou que sua instituição financeira assegurou 43 mil milhões de kwanzas para concessão de crédito aos empresários que investem no setor agrícola na região. Esse valor faz parte do programa “Crédito Campanha 2024”, com valores de até 500 milhões de kwanzas, dependendo do projeto, e é reembolsado em 12 meses, com uma taxa de juros de sete por cento.
Carlos Tomás explicou que o investimento tem como objetivo apoiar agricultores de grãos e cereais na aquisição de sementes, fertilizantes, materiais de correção de solo, pagamento de salários, seguros, aquisição de combustíveis e lubrificantes para máquinas, entre outros.