Apresentação da Nova Plataforma de Certificação para Micro, Pequenas e Médias Empresas

O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) realizou uma apresentação na sexta-feira, no anfiteatro do Instituto Politécnico de Cacuaco, em Luanda, com o objetivo de apresentar a Nova Plataforma de Certificação para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) a empresários.

A Nova Plataforma tem como objetivo simplificar e descentralizar o processo de certificação das MPMEs, permitindo aos empresários fazer solicitações em qualquer ponto do país através do portal. De acordo com Fernando Alfredo, chefe do Departamento Provincial de Apoio Empresarial do INAPEM, é essencial que os agentes económicos do município estejam cientes deste novo instrumento facilitador de certificação das micro, pequenas e médias empresas, bem como do serviço “Feito em Angola,” que visa promover a divulgação da produção nacional.

Fernando Alfredo explicou que qualquer empresa que deseje obter a certificação pode fazê-lo online, acessando o site do INAPEM, navegando até a categoria “serviços,” selecionando a subcategoria “certificação,” e, em seguida, clicando em “solicitar.” Isso os encaminha automaticamente para a plataforma, que está conectada ao canal da Administração Geral Tributária (AGT).

Ele enfatizou a importância de continuar a divulgar a Plataforma em outros municípios, para que os agentes económicos tenham conhecimento dessa solução digital, o que facilitará a rápida certificação das empresas com apenas um clique no computador.

Quando questionado sobre o apoio ao setor das Artes Plásticas, Fernando Alfredo afirmou que o INAPEM está a colaborar com artistas plásticos para que adiram ao “Serviço Feito em Angola” e fornece assistência na criação de empresas ou galerias em grandes superfícies comerciais, com o objetivo de aumentar as receitas e promover o desenvolvimento das empresas.

Francisco Diogo, gerente da empresa “Chave Óptica,” considerou o evento produtivo e destacou a importância de não ser mais necessário deslocar-se até um balcão do INAPEM na Baixa da Cidade para obter certificações. Ele elogiou a solução digital por descentralizar os serviços e facilitar os processos administrativos para os promotores económicos.

O diretor municipal da Promoção Desenvolvimento Económico Integrado, Francisco Victoriano, considerou que o INAPEM estar presente para divulgar os seus produtos e serviços mais recentes disponíveis no Portal é uma mais-valia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content