Angola 2050: Estratégia de Longo Prazo com Coerência Financeira para o Desenvolvimento Sustentável do País.
AEstratégia de Longo Prazo “Angola 2050”, que delineia o desenvolvimento do país para os próximos 27 anos, possui coerência financeira, de acordo com o secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos.
Durante uma aula magna na Universidade Católica de Luanda, o secretário de Estado reafirmou o compromisso do governo em alcançar metas de longo prazo até 2050 com consistência econômica e financeira, baseada em planos de curto, médio e longo prazos já em andamento.
Ivan Marques dos Santos reiterou a importância da participação de todos os angolanos, bem como de parceiros privados nacionais e internacionais, para traçar um novo caminho de desenvolvimento que leve ao bem-estar social desejado.
A estratégia prioriza a capacitação humana como motor de crescimento para os demais setores, buscando reduzir a dependência do petróleo e garantir o crescimento econômico sustentado até 2050.
A estratégia estabelece metas ambiciosas, como o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,4 vezes, para atingir aproximadamente 286 bilhões de dólares em comparação aos atuais 122 bilhões de dólares, a fim de acompanhar o crescimento demográfico, que deve aumentar 2,1 vezes, para 68 milhões de habitantes. Também se espera um aumento do PIB per capita para 4.215 dólares, em comparação aos atuais 3.675 dólares.
Além disso, espera-se um crescimento de 3,3 vezes do PIB não-petrolífero, atingindo cerca de 275 bilhões de dólares, em comparação aos atuais 84 bilhões de dólares, no período analisado.
O estudo prevê uma redução da dívida pública em seis pontos percentuais, passando de 66% para 60%.
A expectativa é que a esperança de vida dos angolanos aumente seis anos, passando de 62 para 68 anos, enquanto a taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos deverá diminuir em 52 pontos percentuais, de 17% para 19%.
A Estratégia de Longo Prazo serve como base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), que apresenta as opções estratégicas de desenvolvimento de longo prazo do país. Ela é elaborada com base na análise de cenários em níveis nacional, setorial e territorial.