Formalização da economia em Angola através das indústrias.
Durante a sua visita à Expo-Indústria no sábado, Teresa Quivienguele destacou a importância do acesso ao emprego para os jovens como um passo crucial para a economia angolana.
“Apercebemo-nos de que muitos produtos já estão a ser produzidos localmente”, afirmou. A governante mencionou que a importação de algumas matérias-primas ainda é um desafio para muitos empresários, apesar de o país já produzir muita matéria-prima que deve ser valorizada.
Teresa Quivienguele, Secretária de Estado para a Administração do Território, considerou importante divulgar o que é produzido no país e a matéria-prima angolana que está a ser utilizada e que muitos empresários ainda desconhecem, recorrendo à importação, quando se pretende massificar o uso de materiais locais e criar mais postos de trabalho.
Embora haja uma grande concentração de empresas e indústrias em Luanda, a governante salientou a necessidade de expandir cada vez mais a implementação de indústrias às áreas mais remotas, de modo a evitar que os jovens deixem as suas regiões de origem para procurar emprego na capital.
Durante a ocasião, Teresa Quivienguele incentivou as empresas a estabelecerem pólos industriais no interior do país para promover um crescimento harmonioso e criar uma coesão territorial em todo o país. Estima-se que mais de nove mil pessoas tenham visitado a Expo entre 29 de março e 1 de abril.