Investimentos egípcios em Angola alcançam 3 bilhões de dólares

Na última sexta-feira, em Luanda, o embaixador do Egito em Angola, Mohamed Safwat, anunciou que o valor dos investimentos egípcios no país aumentou de 600 milhões de dólares em 2019 para 3 bilhões de dólares neste ano.

O diplomata revelou que as autoridades egípcias têm grandes esperanças de que o volume de negócios entre os dois países continue crescendo nos próximos meses, com o objetivo de impulsionar as trocas comerciais bilaterais.

Mohamed Safwat destacou a forte presença de investidores egípcios que têm contribuído ativamente em diversos projetos em Angola, especialmente nas áreas de eletricidade, infraestrutura e mineração. No entanto, ele lamentou os níveis ainda baixos do comércio bilateral, que atingiram apenas 50 milhões de dólares em 2022. O embaixador lembrou que, no pico, em 2015, as exportações angolanas chegaram a 80 milhões de dólares.

Em relação ao tipo de produtos exportados, o Egito envia predominantemente eletrodomésticos e outros equipamentos para Angola, enquanto o país africano remete petróleo no sentido inverso.

O embaixador Mohamed Safwat ressaltou a importância atribuída pelo Egito às relações com Angola, destacando a visita do presidente egípcio ao país em junho do presente ano. Durante a visita, foram abordados temas de interesse comum, concentrados nas áreas de infraestrutura, comércio e segurança.

Durante a cerimônia de celebração da Independência do Egito, o diplomata elogiou os esforços do Governo angolano em diversas áreas, como a recuperação de ativos, diversificação da economia, desenvolvimento de infraestruturas, segurança, agricultura, indústria, atração de investimentos e combate à corrupção. Ele reconheceu que esse progresso foi alcançado apesar dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e pela crise econômica global.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content