Ministro Anuncia Ambicioso Plano de Asfaltagem de Estradas no Cunene
Carlos Alberto dos Santos, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, anunciou com otimismo que está previsto o início da asfaltagem de cerca de 400 quilómetros de estradas na província do Cunene, a partir de outubro deste ano. Um dos destaques desse programa de melhoria rodoviária é o trecho Ondjiva/Omala, da Estrada Nacional (EN) 120.
Segundo o ministro, metade dos contratos para esse projeto já foi assinada e estão atualmente em busca de financiamento para a sua concretização. Os trabalhos estão planeados para serem realizados a curto, médio e longo prazos, e o trecho Ondjiva/Omala verá a retomada das obras, abrangendo 80 quilómetros dos 160 totais, divididos em dois lotes. A expectativa é que essa seção seja concluída até o segundo semestre de 2024.
O processo de melhoria rodoviária já começou na localidade mencionada, com um progresso de 50%. No entanto, devido a questões financeiras, o contrato foi temporariamente suspenso. As autoridades estão agora a criar condições para reiniciar as obras em outubro.
Dentro deste ambicioso programa, outros trechos estão incluídos, como Otchinjau/Oncócua, Calueque/Xangongo e Cuvango/Cuvelai. Notavelmente, os dois últimos trechos estão inseridos em linhas de crédito da Europa e têm previsão de implementação para o ano de 2024.
Além disso, Carlos Alberto dos Santos partilhou informações sobre um projeto relacionado com as infraestruturas integradas na cidade de Ondjiva. O objetivo deste projeto é minimizar os impactos negativos das chuvas na área. O financiamento para esta iniciativa está atualmente em negociação com um consórcio de bancos europeus.