BDA financia 1.439 projetos com 60 mil milhões de kwanzas no âmbito do PRODESI

O Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) foi reconhecido como o “Melhor Banco” na categoria de financiamento de projetos do PRODESI (Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações). O BDA aprovou um total de 1.923 iniciativas, desembolsando 60 mil milhões de kwanzas para 1.439 projetos.

A cerimônia de premiação aconteceu na sala de conferências da Feira Internacional de Luanda (FILDA) e foi promovida pelo Ministério da Economia e Planeamento para comemorar o 5º aniversário do PRODESI.

Na categoria empresarial, a empresa Nova CIMANGOLA foi a vencedora como “Melhor Empresa Exportadora do Ano”, seguida pela HiperMáquinas e BrasAfrica. Outras categorias premiadas incluíram “Melhor Operadora de Transportes do Ano”, com a Central de Serviços Rodoviários sendo contemplada, e “Mulher Promotora”, com a empresa H.E.S Gil, processadora de produtos como frutas, recebendo o prêmio pelo melhor desempenho.

A gala também homenageou os órgãos de comunicação social e jornalistas especializados em economia que têm acompanhado a implementação do PRODESI desde sua aprovação e implementação pelo Executivo.

No geral, foram premiadas 42 personalidades, incluindo empreendedores, startups e associações, que receberam os prêmios das mãos de distintos titulares de pastas ministeriais do Governo angolano.

O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, presente na gala, enfatizou o compromisso em trabalhar arduamente para que o PRODESI tenha um maior impacto e possa beneficiar um maior número de produtores nacionais. Ele destacou as mudanças significativas no setor agrícola e a importância do agronegócio para a economia.

O secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos, destacou o papel do PRODESI como uma plataforma giratória para o crescimento e desenvolvimento econômico sustentável, impulsionando a produção nacional e gerando empregos e aumento sustentável da renda das empresas e famílias. Ele ressaltou que o programa desenvolveu instrumentos e produtos financeiros para apoiar cerca de 5.000 projetos aprovados e registrou mais de 100 mil produtores em todo o país.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to content