Zona Econômica Especial firma parcerias de colaboração na Espanha
Manuel Pedro, presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, celebrou, esta semana, tratados de colaboração mútua com o Porto de Barcelona, a Zona Franca, DFactory, e a empresa logística de Catalunha (CIMALSA), todas situadas em Barcelona, Espanha.
Manuel Pedro firmou um acordo de entendimento com a CIMALSA, uma empresa pertencente ao Governo Autônomo da Catalunha, Espanha, que, nas últimas três décadas, se especializou em impulsionar, desenvolver e administrar infraestruturas e centros de transporte de mercadorias, logística e mobilidade. A empresa colaborará na transição da ZEE Luanda-Bengo para uma Zona Franca.
Na oportunidade, Isaac Albert, presidente da CIMALSA, expressou que a parceria terá uma contribuição significativa para o avanço da ZEE.
O presidente da ZEE afirmou que, durante essa missão, foi possível encontrar-se com as empresas mais relevantes da Região Autônoma da Catalunha, resultando no estabelecimento de diversas alianças e na possibilidade de atração de várias empresas que operam no centro logístico e industrial da Catalunha.
O objetivo desse pacto, com duração de quatro anos, é aproveitar a extensa experiência da CIMALSA na criação e implementação de projetos logísticos, industriais e de serviços, além da utilização de modelos de gestão e exploração já testados em projetos conduzidos por esta companhia.
O conhecimento e a experiência desta empresa catalã podem ser fundamentais para estabelecer os procedimentos técnicos, administrativos e legais necessários para a transformação da ZEE em Zona Franca, que é, aliás, a principal prioridade de seu Conselho de Administração.