Lucros da BODIVA aumentam em 50%
Em 2022, a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) registrou um lucro líquido de 343 milhões de kwanzas, representando um crescimento de 50% em comparação com o ano anterior.
Em comunicado enviado ontem ao Jornal de Angola, a BODIVA destaca um aumento significativo de resultados financeiros na ordem de 43,33% em 2022, além de uma expansão do ativo líquido de 12,69% para 6.005 milhões de kwanzas e um crescimento do volume de negócios de 25,48% para 2.785 milhões de kwanzas.
A nota ainda menciona que, no nível dos negócios, foi observado um aumento de 26,67% na receita gerada pela atividade de gestão resultante da comissão de emissões de ações dos bancos BAI e BCGA no mercado de ações.
A integração do primeiro Fundo de Investimento no Mercado de Bolsa de Unidades de Participação, bem como de 18,51% da receita proveniente da atividade de compensação, liquidação e custódia, também absorveram o impacto positivo da entrada em bolsa desses dois ativos.
Para o ano em curso, a BODIVA projeta a manutenção de resultados positivos e reafirma o compromisso de contribuir para o crescimento do setor, investindo na melhoria contínua das infraestruturas tecnológicas, assim como em quadros especializados.